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quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Avaliação formativa

#educação #educacao #avaliação #avaliaçãoformativa #equidadenaeducação 

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Educação transcende a transmissão de informações

A educação, em sua essência, transcende a mera transmissão de informações e se revela como a força motriz da transformação social. Ela é o alicerce sobre o qual se constrói uma sociedade mais justa, equitativa e desenvolvida.
Uma educação de qualidade, que valoriza a diversidade, a inclusão e o respeito às diferenças, é capaz de romper barreiras, superar desigualdades e gerar oportunidades para todos.
Por meio da educação, podemos construir um Brasil mais justo, desenvolvido e sustentável para as futuras gerações.

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Apoio da gestão é crucial para a melhor prática docente

O apoio da gestão escolar é crucial para o sucesso do trabalho docente. Uma rede de apoio que inclua formação contínua, recursos adequados e acompanhamento pedagógico permite aos professores e às professoras desenvolverem as melhores práticas e promoverem a aprendizagem de todos os alunos e alunas. A colaboração entre gestão e professores garante um ambiente escolar mais rico e eficaz.

sábado, 25 de janeiro de 2025

O novo ciclo de gestões municipais da educação

A edição de hoje do Jornal O povo publica um artigo que escrevi sobre os cuidados centrais para o novo ciclo de gestões municipais da educação no Brasil. Muito já foi realizado e precisamos seguir firmes na estruturação das escolas para que estas possam promover a melhor educação que a população brasileira merece.

#educação #educacao 

@opovoonline

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Educação precisa ser a base sólida e equitativa

O desenvolvimento cognitivo humano é uma jornada sem fim, mas para que todos possam explorar esse universo infinito, a educação precisa ser a base sólida e equitativa.  
Imagine um mundo onde cada indivíduo tem a oportunidade de alcançar seu potencial máximo – independentemente de suas características pessoais e socioeconômicas.
A criação de "linhas de equidade" é crucial para que ninguém fique para trás. Isso significa oferecer suporte diferenciado e personalizado a estudantes que enfrentam dificuldades, garantindo que todos alcancem um nível de proficiência mínimo que permita que sua jornada educacional seja significativa e proveitosa.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Uso do celular na sala de aula

Proibir o celular na sala de aula gera um debate importante: como equilibrar o uso da tecnologia com o foco na aprendizagem?
É crucial que a escola se conecte com a realidade das(os) estudantes, integrando as novas tecnologias de forma crítica e consciente. Mas cuidado! O uso excessivo do celular pode levar à dispersão e prejudicar o aprendizado.
O desafio é encontrar o equilíbrio! Que tal usar a tecnologia para:
 - Criar projetos inovadores
 - Estimular a colaboração
 - Acessar conteúdos relevantes
 - Desenvolver o senso crítico

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky

Vygotsky nos ensina que o aprendizado acontece quando a(o) estudante é desafiada(o) a ir além do que já sabe.
É como se a(o) professor(a), na mediação pedagógica, esticasse uma mãozinha para a(o) aluna(o) alcançar novos conhecimentos e habilidades. Essa "mãozinha" é o bom ensino, que estimula a exploração da "zona de desenvolvimento proximal", aquele espacinho entre o que já se domina e o que pode aprender com ajuda.
Assim, o processo de aprendizagem pode se tornar uma aventura emocionante de descobertas!

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

A gestão pedagógica é o processo central da escola

A gestão pedagógica, que visa o aprimoramento do ensino e da aprendizagem, é o processo central da escola. Mas se faltam recursos, infraestrutura adequada, apoio à equipe e às famílias, a gestão pedagógica perde força. As energias se desviam para "apagar incêndios", em vez de se concentrarem no desenvolvimento das(os) estudantes e na formação das(os) professoras(es). Tentar garantir boas condições de funcionamento é essencial para que a escola cumpra sua função social e a gestão pedagógica promova um ensino de qualidade.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Diretoras(es) com expertise em gestão pedagógica contribuem decisivamente para uma educação de qualidade

Diretoras(es) com expertise em gestão pedagógica contribuem decisivamente para uma educação de qualidade. A indicação técnica, sem viés político, coloca o foco no aprendizado, permitindo decisões alinhadas com a comunidade escolar e livres de pressões não republicanas.
Escolas lideradas por diretoras(es) tecnicamente capacitados inovam e desenvolvem projetos pedagógicos eficazes. A comunidade se beneficia de uma gestão transparente, voltada para potencializar o processo ensino-aprendizagem.
A politização na escolha de diretoras(es) prejudica a educação, desviando o foco para outros interesses. A indicação técnica prioriza o aprendizado e o desenvolvimento de todos os estudantes.