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terça-feira, 31 de maio de 2016

O currículo do ensino médio

O currículo do ensino médio nos desafia. Portanto, nós educadores, pensemos sobre ele todos os dias!

E a questão chave é a seguinte: como estruturar uma escola e sua dinâmica de aprendizagem de modo a respeitar as diferenças que se manifestam nos projetos de vida de cada sujeito?

A conclusão mínima desta reflexão é que a escola de ensino médio não pode se assemelhar a uma linha de produção, ou seja, ter cinquenta minutos de aula de uma disciplina e aí outro professor entra e discorre sobre o seu conteúdo e assim por diante.

Não dá outra: assim, é educação bancária!

Foi nesta escola que eu estudei e que meus antepassados, que tiveram acesso a escola, estudaram.

Podemos fazer diferente. Os tempos exigem uma aprendizagem diferente. Temos uma legislação educacional que nos permite respeitar os interesses dos jovens e organizar uma escola que dialogue com os seus sonhos e que consiga criar um itinerário formativo mais atrativo e significativo, em que o estudante se posiciona como protagonista e é capaz, portanto, de fazer escolhas.

Está em curso no Ceará uma proposta de ensino médio em tempo integral que requer atenção. Há um modelo diferente sendo trilhado.

Nesta experiência, parte significativa das atividades, 10h semanais, é composta por tempos eletivos em que cada estudante escolhe um itinerário formativo de acordo com seus interesses, que variam do domínio de uma língua estrangeira ao karatê. Em cada escolha, uma nova turma, novos amigos de sala, reunidos pelo interesse de estudar junto um tema que os aproxima.

Além das eletivas, o Núcleo Trabalho, Pesquisa e demais Práticas Sociais (NTPPS), proporciona aos estudantes duas experiências formativas formidáveis: a) o "mergulho em si mesmos", quando são orientados a escrever seus projetos de vida e a refletir sobre sua identidade; b) o desenvolvimento de práticas de pesquisa científica, o Aprender a Aprender.

Cito esta experiência para termos mais elementos de crítica e aprofundamento de nossa reflexão sobre este tema, muito caro para a educação brasileira na atualidade.

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