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sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Protagonismo Docente: a escrita acadêmica e literária fortalecem a prática em sala de aula

Não tenho dúvida. O professor que escreve sobre suas experiências e publica artigos científicos, ou que tem uma veia artística e escreve belas histórias ficcionais, poemas, contos e afins, amplia seu repertório didático, consolida novas aprendizagens e se torna um profissional mais vigoroso, orgulhoso de sua produção e do seu trabalho docente.

Paulo Freire afirmava: "Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino". O trabalho de professor não pode se distanciar do processo de busca por novos saberes, novas descobertas. Dar uma aula tendo como referência um trabalho autoral é diferente, dá segurança e promove a educação dos alunos pelo exemplo.

Por essa razão, é muito importante apoiar o trabalho de pesquisa e escrita criativa dos professores como parte integrante de qualquer política de formação contínua. Trata-se de uma dimensão denominada por estudiosos da área de "autoformação".

Nesse mês de outubro de 2016, a Secretaria da Educação do estado do Ceará lançou duas iniciativas nessa direção que apoiarão e incentivarão professores a se engajarem ao universo das pesquisas científicas e na criação de obras literárias: Revista DoCEntes e Edital para seleção de produções acadêmicas ou literárias para publicação de livros.

A Revista DoCEntes terá circulação quadrimestral e será um periódico para publicação de artigos escritos por professores. Será uma grande oportunidade para os docentes que desenvolveram dissertações ou teses publicarem suas reflexões, mas acima de tudo, será um estímulo aos professores que não têm o hábito de produzir trabalhos científicos a iniciar um processo de sistematização de seus saberes práticos e compartilhar na revista seus achados e suas conclusões.

Noutra frente, foi lançado o primeiro edital que selecionará produções acadêmicas e literárias de professores para publicação de livros. Será um reconhecimento da qualidade da produção científica e artística dos educadores cearenses. Teremos a partir de agora, muitos livros nas estantes das bibliotecas escolares de autoria de nossos mestres.

Apoiar o protagonismo docente fortalecerá a adesão dos professores à proposta educacional desenvolvida nas escolas, proporcionando a qualificação do processo ensino e aprendizagem.

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