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terça-feira, 31 de maio de 2016

Educar jovens no ensino médio

Educar jovens no ensino médio está entre os grandes desafios na atualidade. Este ponto está na pauta de sistemas de ensino do mundo inteiro, mas é ainda mais desafiador em países com desigualdades de oportunidades educacionais elevadas, como o Brasil.

Pelo tamanho do desafio, devemos pensar em estratégias de abrangência macro, ou seja, de políticas educacionais, e de fortalecimento do clima escolar, alicerçado nos preâmbulos de uma escola para as juventudes.

Considerando esse cenário, creio que é preciso pensar no seguinte:

- No âmbito das definições e atividades das secretarias de educação: a) garantir as condições de funcionamento da escola, priorizando a autonomia financeira e pedagógica de cada unidade; b) liderar discussões com sua rede para sistematização de inovações relacionadas a modelos de gestão, a organização curricular e a tecnologias educativas; c) estabelecer princípios inegociáveis a serem atentados em todos os segmentos da rede. Sobre esses princípios, faço referência principalmente aos relacionados a inclusão educacional, a altas expectativas de elevação de resultados acadêmicos e a crença de que todos são capazes de aprender, independente da situação econômica e social.

- No âmbito da estrutura escolar: a) consolidar a pedagogia do diálogo e a sistemática de construção coletiva de entendimentos naquilo que precisa ser realizado para que a escola cumpra seu papel social e garanta a aprendizagem dos seus estudantes; b) focar nos aspectos da aprendizagem em sala de aula, no suporte ao processo de ensino e no cuidado para que os alunos verdadeiramente sintam-se contemplados no processo; c) criar e fortalecer o sentimento de que todos os estudantes, todos, são capazes de desenvolverem seus projetos de vida tendo a educação como pilar.

A lista do que é preciso estruturar deve ser pequena mesmo. Os desdobramentos de cada item mencionado acima são complexos, e a dispersão de energia das secretarias e das escolas não ajuda, absolutamente, em nada.

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