Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Liderança dos gestores no processo de aprendizagem dos estudantes

O impacto da gestão escolar nos resultados acadêmicos dos estudantes é tema bastante recorrente nas pesquisas educacionais. O quanto um grupo gestor influencia positivamente nos resultados de aprendizagem?

Sabe-se que criar um ambiente acolhedor e de altas expectativas nas escolas sobre a capacidade das crianças e jovens de aprender está entre as principais estratégias para estimulá-los a se dedicarem mais ao trabalho acadêmico. Garantir essas duas dimensões no cotidiano pode ser a grande contribuição dos gestores a partir de uma ação coordenada com todos os profissionais da escola.

Criar um ambiente em que cada aluno se sinta integrado, acolhido, não é fácil, mas é extremamente necessário. O aluno que falta a aula deve sentir, no mesmo dia, por exemplo, o quanto faz falta para a escola. Isso é básico. Mas ainda se enfrenta muitos desafios no acompanhamento e tomada de decisões quanto a infrequência discente e isso pode fortalecer uma sensação perigosa no estudante de que sua ausência não é sentida.

O que garante a inclusão educacional não é a matrícula, mas sim o cuidado sistemático que se desdobra no processo educativo de modo que seja estabelecido os vínculos afetivos dos estudantes com a sua unidade de ensino. O acompanhamento da infrequência está associada a esse cuidado. O processo de acolhimento não se esgota nessa ação, claro. Mas dizer com veemência que a escola vive a energia força do "nenhum a menos" faz muita diferença na decisão do estudante, principalmente de ensino médio, em permanecer, ou não, na escola.

Uma outra dimensão importante é a criação de um ambiente escolar fundado em altas expectativas. Não se trata de dizer aos estudantes, simplesmente, que todos são capazes de aprender. É preciso criar processos pedagógicos consistentes em que os estudantes sejam desafiados na medida certa para desenvolveram competências cada vez mais complexas.

A demonstração cotidiana dos professores de que acreditam no sucesso acadêmico dos seus alunos não é de ordem menor. Em muitas pesquisas que comparam resultados acadêmicos com as manifestações dos professores com expectativa positiva de aprendizagem de seus alunos revelam que há sim uma correlação positiva entre altas expectativas e aprendizagem efetiva.

Aos gestores escolares compete, em um última análise, fortalecer o clima escolar para que o estudante se sinta acolhido e desafiado a aprender de forma adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pelo comentário.