Páginas

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Aos estudantes, toda a atenção e respeito

No dia 11 de agosto, comemora-se o dia dos estudantes. Na oportunidade, além de comemorar, é preciso refletir sobre as novas necessidades desses sujeitos que estão nas escolas públicas, em busca de garantir a cidadania plena.

Questão 1: as condições necessárias para que crianças e jovens entrem e permaneçam na escola estão garantidas?

Essa questão não passa apenas pelas estruturas escolares. A sociedade e as instituições governamentais e da justiça precisam criar uma rede de proteção das crianças e jovens com o objetivo de promover acesso e permanência à escola. O que ainda, infelizmente, não ocorre em sua plenitude no Brasil, pois se tolera casos de trabalho infantil, desistência da escola, envolvimento com drogas muito precocemente e outras mazelas. Tem que ser rigoroso na garantia de direitos fundamentais.

É preciso avançar nesse quesito para que a escola se concentre efetivamente em promover o sucesso acadêmico.

Questão 2: A escola está sintonizada com as características dos "novos" jovens?

Falo de escola sintonizada com "novos" jovens ao pensar na seguinte frase que se ouve comumente dos adultos: "no meu tempo, os estudantes eram mais comportados e aprendiam o que se ensinava."

Mesmo dando desconto ao exagero desta afirmação, é preciso considerar que hoje os estudantes se socializam numa rede mais dinâmica de relações, em que se garante a fala desde muito cedo às crianças na família, e os recursos tecnológicos utilizados no sistema de comunicação é muito mais rápido e intenso. Mas a escola é muito parecida.

Essas duas mudanças são suficientes para justificar todas as iniciativas das escolas em se adequar às novas necessidades dos estudantes.

As aulas, com crianças que não toleram ficar em silêncio, precisam ser mais participativas. E com as novas linguagens e intensificação do uso de tecnologias para estabelecer comunicação a todo instante, há necessidade de um maior dinamismo no processo de ensino e aprendizagem.

Não é possível que apenas se exija dos estudantes mais atitude, é necessário que se ofereça melhores condições de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pelo comentário.