quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Educação cearense com foco na aprendizagem*



Recentemente, foram divulgados os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), referente ao desempenho acadêmico dos estudantes que concluíram o Ensino Médio em 2019 na rede estadual. A avaliação permite aferir a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática de cada aluno e consolidar médias de desempenho das escolas e do Estado.

Na série histórica, o Ceará vem trilhando um caminho consistente quanto ao crescimento deste indicador de aprendizagem. Para se ter uma ideia, em 2008, a proficiência média em Língua Portuguesa era de 235,4 e passou, em 2019, para 278,2, registrando um crescimento de 42,8 pontos. Em Matemática, no mesmo período, passou de 247,9 para 274,3, com crescimento de 26,4 pontos.

Muitos fatores, aperfeiçoados a cada ano, estão imbricados a estes resultados. Entre os quais destacam-se: o fortalecimento do protagonismo estudantil no processo de aprendizagem; a melhora do clima escolar por meio do desenvolvimento das competências socioemocionais; a profissionalização dos procedimentos relacionados ao planejamento e atuação dos gestores escolares e a proteção do tempo pedagógico com atuação mais assertiva dos professores a fim de diversificar a didática para ampliar as oportunidades de aprendizagem dos estudantes.

Em 2020, com auxílio do Programa Cientista Chefe, do Governo do Ceará, as escolas receberão mais insumos para continuarem na trajetória de elevação das proficiências dos estudantes de Ensino Médio. Destacam-se três iniciativas para esta finalidade: a estruturação de avaliação diagnóstica da aprendizagem utilizando plataforma online, o SISEDU; a elaboração de material estruturado suplementar de apoio aos professores e a organização de formação continuada para os docentes de Língua Portuguesa e Matemática. Estes são três pilares fundantes dos sistemas de ensino que conseguem a excelência no desempenho acadêmico.

Espera-se, com isso, que a gestão pedagógica das escolas seja fortalecida ainda mais, garantindo acompanhamento individualizado aos alunos de modo a proporcionar equidade nos resultados acadêmicos.


*Artigo publicado no Jornal O Povo em 06 de fevereiro de 2020.