segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Aprendizagem ao longo da vida

Aprendizagem ao longo da vida,
bastante prospectada pela
UNESCO, destaca a formação
contínua como chave para
enfrentar mudanças sociais,
econômicas e tecnológicas.
Fundamentada nos pilares
aprender a conhecer, a fazer, a
conviver e a ser, defende que a
educação transcende a escola,
abrangendo todas as fases e
contextos da vida, promovendo o
desenvolvimento integral, a
autonomia e uma cidadania ativa
e participativa.

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

A escola deve acolher as diferenças

A escola deve acolher as diferenças, promovendo convivência intensa entre todas as pessoas, independentemente de suas características, para que cada um seja potência de si mesmo no mundo. Aprendizagem e desenvolvimento integral só são possíveis em relações livres e respeitosas. Assim, a escola torna-se célula de uma sociedade democrática e inclusiva, moldando um futuro mais justo e consciente das diferenças.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

A educação e o novo ciclo de gestão municipal a partir de 2025

A educação deve ser central no novo ciclo de gestão municipal que se inicia em janeiro de 2025. É urgente universalizar com qualidade a educação infantil, consolidar as promissoras políticas de alfabetização até os sete anos de idade e turbinar a agenda da ampliação da jornada escolar, dando mais oportunidades de desenvolvimento dos estudantes em escolas de tempo integral. A gestão educacional precisa estruturar políticas eficazes, com base técnica e em informações que subsidiem decisões mais seguras, para garantir educação de qualidade a crianças, adolescentes e adultos sem acesso anterior à formação formal.

O(a) diretor(a) escolar é mais que gestor(a)

O(a) diretor(a) escolar é mais que gestor(a)! Explico. Muito mais que processos impessoais, é preciso compreender que instituições como a escola geram sua função social a partir das relações interpessoais. Por essa razão, é importante que ○ diretor e a diretora se vejam como líderes inspiradores(as), mediadores(as) de conflitos e impulsionadores(as) do ânimo coletivo. É essencial que se comuniquem de forma clara, promovendo participação e avaliação; motivem a equipe, reconhecendo esforços e celebrando conquistas; mediem conflitos com justiça, fomentando um ambiente harmonioso; valorizem a diversidade, criando um espaço inclusivo; e invistam no desenvolvimento profissional da equipe. Sua liderança e inspiração são essenciais para o sucesso da escola.