terça-feira, 26 de novembro de 2024

Trajetória regular na educação

As trajetórias regulares na educação são alicerçadas por um início sólido, com educação infantil de qualidade e um processo eficaz de alfabetização. Esses fatores garantem bases cognitivas e emocionais essenciais, evitando lacunas de aprendizado que levam à reprovação. Com apoio pedagógico contínuo e foco na equidade, é possível assegurar que o desenvolvimento de crianças e jovens não seja interrompido, promovendo uma progressão fluida e bem-sucedida.

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terça-feira, 5 de novembro de 2024

Diretor escolar como liderança pedagógica


A(O) diretor(a) escolar deve atuar como uma liderança pedagógica, orientando a equipe e promovendo práticas que fortalecem o aprendizado. Mais do que gestor, é importante que seja um agente de transformação que inspira professores e funcionários, engajando a comunidade escolar, cultivando um ambiente inclusivo e focado na aprendizagem. Suas decisões influenciam diretamente o desenvolvimento integral dos estudantes, assegurando que cada etapa do processo educativo seja bem acompanhada e adaptada às necessidades de todos. Essa liderança é fundamental para promover a equidade e o sucesso acadêmico.

Mãos livres, mente atenta


Mãos livres e mente atenta é um modelo de gestão que tenho formulado ao ouvir profissionais que ocupam a posição de gestor escolar e que alcançam notas muito altas no Ideb mesmo estando em escolas situadas em contextos de alta vulnerabilidade social. Basicamente, consiste na descentralização e delegação assistida, o que não é novo na literatura, mas com o propósito de permitir que o diretor e a diretora escolar se dediquem totalmente aos professores, estudantes e à sala de aula, materializando a máxima "tempo e presença" para o pedagógico, promovendo desempenho acadêmico e desenvolvimento emocional, com acompanhamento próximo e liderança colaborativa.