sábado, 12 de janeiro de 2019

Ceará Científico


A educação básica deve se estruturar pedagogicamente de modo a preparar as pessoas para a vida contemporânea e, ao mesmo tempo, para compreenderem os espectros de um porvir ainda não plenamente revelado.

Com esta premissa, a educação pautada no repasse de informações sobre um saber historicamente acumulado não é suficiente. É preciso ir além. O método científico, definitivamente, precisa estar impregnado nos afazeres que constituem as aprendizagens.

Mais do que estudar o que os grandes pesquisadores descobriram e sistematizaram como conhecimento aceito na educação formal, é preciso compreender como suscitaram suas hipóteses, testaram seus preceitos e fundamentam suas conclusões. Mais importante que memorizar o saber, é aprender a aprender.

A curiosidade precisa ser estimulada em um processo educativo que tem como princípio a autonomia e cujo objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências que permitam a cada pessoa o constante exercício de aprendizagem ao longo da vida. Por conta da dinâmica das verdades, ser capaz de compreender o tempo por meio da prática da pesquisa é o guia para se alcançar a excelência acadêmica e a sensibilidade de adaptação às mudanças que regem as relações sociais e do trabalho.

Considerando este quadro para a formação integral das pessoas, a Secretaria da Educação do Ceará apoia iniciativas das escolas que buscam concatenar projetos pedagógicos a fim de proporcionar a vivência de processos de construção do saber a partir da aplicação do método científico, reconhecendo o esforço de sistematização, por parte das crianças e dos jovens estudantes, da pesquisa que fizeram para aquietar ou dar solução, mesmo que provisoriamente, a uma pergunta ou a um problema perturbador.

Com este intuito, a Seduc promove o Ceará Científico, evento que reúne a exposição de trabalhos científicos realizados nos ensinos fundamental e médio como forma de estimular o apego ao método científico como indutor da educação emancipadora. A Secretaria financia, ainda, viagens para eventos científicos nacionais e internacionais.

Asseguro que pessoas que aprenderam a fazer boas perguntas e dominam bons procedimentos para buscar respostas, são capazes de continuar aprendendo nesta sociedade cada vez mais veloz e desafiadora.



Artigo publicado no Jornal O Povo em 13 de dezembro de 2018
https://www.opovo.com.br/jornal/opiniao/2018/12/ceara-cientifico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pelo comentário.