O trabalho do professor não pode ser solitário. Deve ser, acima de tudo, cooperativo e solidário. A escola, portanto, precisa se organizar para dar o apoio necessário no sentido de proporcionar a construção de saberes e práticas coletivas.
A tarefa de educar crianças e jovens é complexa, principalmente no contexto da educação pública, onde a diversidade de interesses está mais presente. O trabalho individual, nesse contexto, gera intranquilidade para o professor.
Logo, é importante que se enfatize, educar é muito mais que preparar a exposição de um conteúdo. A gestão da sala de aula requer outros planejamentos que extrapolam o domínio do conteúdo e exigem a organização de uma didática que esteja sintonizada com as características dos estudantes.
O diálogo entre pares, permanente e sistemático, na elaboração de planos de aula e formação contínua, deve ser garantido para que o professor se sinta seguro no desenvolvimento de sua prática docente.
Diretor(a) escolar, e sua equipe de coordenadores, precisa concentrar esforços para garantir esse apoio aos professores. As demais tarefas, são de segunda ordem.
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