As escolas públicas de ensino médio incluíram na sua agenda o incentivo e a permanente discussão com os estudantes sobre a importância deste exame para ampliação das oportunidades relacionadas a continuação dos estudos, seja em instituições de ensino superior ou em formação técnica e tecnológica.
O entusiasmo dos estudantes e professores no processo de inscrição é algo diferenciado. Maior parte das escolas registra 100% de inscrições dos alunos da 3ª série do ensino médio, e até mesmo da 2ª série, que é resultado de um intenso trabalho no início do ano, sob o lema #ENEMChegojuntoChegobem, e que garante que todos tenham a documentação exigida para inscrição.
Este apoio ao ENEM gera um movimento pedagógico e político na rede estadual: a-) pedagógico porque as escolas organizam suas atividades de ensino e aprendizagem buscando alinhamento com temas tratados nesta prova e se aproveita de um clima favorável de entusiasmo dos estudantes para fortalecer a rotina de estudo, dinamizada pelo protagonismo dos jovens; b-) político porque definitivamente traz para o centro do debate educacional a assertiva de que todos os alunos, todos mesmo, podem ser bem sucedidos nos estudos durante o ensino médio, estabelecendo um clima de inclusão inconteste e de altas expectativas.
Portanto, aos educadores cearenses que tornam este movimento possível, meu reconhecimento e aplausos!
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